Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

PERGUNTAS E RESPOSTAS - Página 2 PDF Imprimir E-mail
Seção: Técnicas - Categoria: Geral
Seg, 23 de Março de 2009 20:52
Índice do Artigo
PERGUNTAS E RESPOSTAS
ANTES DE COMPRAR
USANDO SUA SAPATILHA
Todas as Páginas

j_foi_assim

Já foi assim

modelo_de_velcro_

Modelo de Velcro


Antes de comprar

Para mim a principal arma de um escalador é sua sapatilha de escalada, é exatamente o equipamento que devemos possuir de melhor qualidade, escolhido a dedo e com muita paciência, ” assim como um Samurai escolhe sua espada”.

Mas o fato da sapatilha ser uma arma de fundamental importância, não quer dizer que você tenha que gastar tudo nela; analise seu orçamento, não gaste tudo o que tem. Guarde dinheiro para outras coisas importantes que também farão parte do seu arsenal.

Antes de comprar sua sapatilha, visite as lojas especializadas e experimente vários modelos, vá com a galera escalar na rocha ou ginásio de escalada, empreste as sapatilhas dos amigos e conhecidos e tente usá-las, até encontrar uma que lhe agrade, levando em conta, o conforto, tamanho e sola. Essa é a melhor maneira de escolher uma sapatilha. Pergunte para o pessoal à opinião deles, veja nas revistas, Web e nos vídeos de escalada a sapatilha que os "feras" estão usando, se é bom para eles deve ser bom para você, o resto é só aprender a escalar.
Uma sapatilha barata não é sinônimo de má qualidade e uma cara não vai resolver sua falta de pratica e técnica.

O que torna uma sapatilha ruim é basicamente, se ela descola ou rasga fácil e se sua sola é de má qualidade. Olhe no pé da galera que você já mata a charada, nos pés deles está toda a referência que você precisa saber com relação à qualidade, durabilidade e respeito ao consumidor.

Tipos e Modelos

Que tipo de escalada você está fazendo?  Considere se você vai querer uma sapatilha de cadarço, velcro ou de “vestir”. Normalmente as sapatilhas mais confortáveis, são as de cadarço, permitem um melhor ajuste, as de velcro costumam ser muito práticas de vestir e são de uso polivalente, mas menos duráveis  e as de “vestir”, com elásticos de ajustes, geralmente são para escaladas mais técnicas ou boulders.

Importante observar também que as mulheres, geralmente, tem o arco dos pés mais alto, peito do pé mais estreito e fino, ossos do tornozelo menores, mais estreitos e mais baixos, os dedões também mais estreitos e menores, algumas marcas tem modelos específicos para mulheres. O que não impede o pé de uma escaladora caber em tênis masculino e vice-versa.

Se você está escalando vias longas, clássicas e tradicionais, irá passar praticamente todo o dia com ela no pé, uma sapatilha justa e confortável resolverá todos os problemas técnicos que vc encontrará. Compre uma sapatilha com a meia sola mais rígida e com um formato mais natural e que se adaptará melhor aos seus pés. Dê preferência aos modelos com cadarço e que tenha uma estrutura que permita fazer várias ressolas.

As sapatilhas para a escalada esportiva ou para escaladores envolvidos com movimentos mais técnicos, são geralmente com a meia sola, mais flexíveis e que são por sua vez mais "moles" (borracha mais maleável, mais sensível) algumus modelos possuem o local para o dedão ficar posicionado de forma a estar "agarrando" a agarra, forçando seu pé pra dentro da sapatilha.

Se vc pensa em fazer muita via esportiva, com regletes ou agarras pequeninas e de grau mais alto, esteja preparado para a sapatilha mais desconfortável que você já experimentou na vida.

Lógico que você pode ter dois ou mais modelos e utilizá-los de forma polivalente, principalmente depois que você aprender a escalar e se movimentar, assim como um Samurai sabe se defender, utilizando um cabo de vassoura.



 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo