Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

1° TRAVESSIA DE TODO NO AMAZONAS A PÉ PDF Imprimir E-mail
Seção: Aventura - Categoria: Geral
Escrito por Brasil Vertical   
Qua, 22 de Setembro de 2010 21:29

 ed_walking

O maior rio do mundo acaba de ser percorrido desde sua nascente. Foi a primeira vez que o Rio Amazonas foi percorrido em sua totalidade a pé, exceto nos pontos aonde definitivamente não se podia prosseguir a não ser pela água, usando o rio. A viagem durou mais de dois anos.

 

Em 09 de agosto, dois homens chegaram à foz do Amazonas, o maior rio do mundo: Ed Stafford e Gadiel "Cho" Sanchez Rivera. Ed tinha começado a andar sobre as fontes do Amazônas em 02 de abril de 2008. Cho se juntou a ele em julho do mesmo ano.

amazonas

"Eu queria caminhar toda a extensão da Amazônia, o que ninguém havia feito antes." Diz Ed


Esta seria a quinta vez que o rio seria percorrido, mas sempre vários barcos foram utilizados, desta vez a proposta de Ed era fazê-lo a pé, a maior parte do percurso. No entanto, ficou claro que ele não poderia fazer tudo: " na planície, o rio pode ter uma largura de várias centenas de quilómetros, e isso sem contar que vários quilômetros em ambas as margens são inundadas pelas constantes flutuações do canal e tornam as margens intransitáveis na região. Por isso, escolhi um pequeno barco a ser o mais independente possível."

Um dia antes da chegada, Ed tinha sofrido um golpe de calor, e se esforçou para alcançar o objetivo em um dia. Ele foi obrigado a descansar. Assim, continuou no dia seguinte e, como esperado, chegou, acompanhado de "Cho" Sanchez, um peruano que se juntou a ele 40 dias após o início da caminhada.

 

ed

cho

 

No blog da expedição tem todos os tipos de histórias, desde o encontro com uma sucuri, até a chegada ao porto, onde Ed Stafford menciona: "Está feito. Cho e eu andamos a partir do meio-dia do domingo, durante toda a noite e chegamos ao Oceano Atlântico, às 9 horas, hora local. Foram 85 km em 21 horas. "Sentimentos? Quase impossível de transmitir. Me preparei para ficar desapontado, mas eu quase chorei enquanto via as ondas com Cho ao meu lado. É um dia que nunca vou esquecer. Me lembrarei pro resto da minha vida. Os cínicos foram silenciados (não se pode andar a Amazônia): Eu tinha acabado de fazer ".


859 dias se passaram desde que Stafford tinha começado a andar, desde as nascentes do rio mais longo do mundo.

ed_

 ed_walking

Segundo o site da expedição, apenas cinco expedições abrangeram totalmente o rio
1. Em 1970, o explorador britânico John Ridgway no comando de uma expedição de barcos e outros veículos utilizados para concluir curso superior do rio. No entanto, partiu de um ponto que hoje se sabe não é a nascente, por isso não é considerado em primeiro lugar.

2. A primeira expedição para viajar em toda a Amazônia, a caiaque, foi a de Piotr Chmielinski (Polônia) e Joe Kane (EUA) em 1985 / 6.

3. Em 1997/1998, o Sul Africano Mike Horn navegou sozinho num hidrospeed (tipo de trenó de água).
4. Scott Angus (Canadá), Ben Kozel (Austrália) e Scott Borthwick (África do Sul), que viajaram em uma balsa, em 1999.

5. Em 2007, Martin Strel nadar no rio até a foz, mas não nadou completamente, porque faltou a parte superior do rio, o mais perigoso.

6. Em março de 2008 Mark Kalcher e Nath Welche caminharam e remaram o caminho completo para se tornar a quarta equipe a fazê-lo.

 ed_2

 ed_3

 ed_cho

A dupla se aproximou do mar. Antes da chegada, Ed teve uma crise de exaustão e foi obrigado a descansar.

 

Fonte: http://www.walkingtheamazon.com

 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo