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BIKE, QUAL EU COMPRO? - PÁG.3 PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Brasil Vertical   
Dom, 06 de Junho de 2010 12:54
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BIKE, QUAL EU COMPRO?
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Tipos básicos de Bicicletas

Urbana ou híbrida
Normalmente fabricadas com rodas aro 700, que são mais confortáveis que as de aro 26. A geometria é voltada para o conforto e estabilidade, normalmente mantendo uma posição do ciclista mais em pé, o que diminui a facilidade de manter alta velocidade e vencer subidas. Podem ter paralamas, bagageiro, farol, lanterna...

Mountain Bike
Aro 26 e pneus específicos para as condições do terreno. São construídas para agüentar os desaforos do ciclista, sem deixar de lado a velocidade. A posição do ciclista pode ser mais inclinada, visando ganho de força nas subidas. Pode ser pedalada em qualquer terreno e em qualquer condição. É recomendável uso de capacete, óculos e luvas de boa qualidade. Tipos: Rigida, hard tail, e full suspension.

Road Bike ou estradeira
Aro 700. Bicicletas específicas para uso em asfalto, de preferência em estrada. As rodas são leves, com pneus finos e com pressão muito alta. Tem pouca aderência ao solo, o que requer técnica e prática. Aceleram rápido, mantêm com certa facilidade velocidades altas. É recomendável uso de capacete, óculos e luvas de boa qualidade. Não recomendável para ciclistas iniciantes, uso urbano ou piso escorregadio.

BMX, cross e afins
Aro 20 ou 24. A grosso modo - são bicicletas para crianças e adolescentes, para fazer tudo, de brincadeiras à competição. É o melhor início que uma criança pode ter no ciclismo. É exatamente como o kart para o automobilismo.

Infantis
Aro 20 ou menor. A questão da qualidade aqui passa por fazer uma criança feliz. Quando comprar pense na criança, não na sua carteira. Compre qualidade, evite besteiras, enfeites, cestinhas, muitas marchas, suspensão, etc... O que interessa é que a criança tenha facilidade na condução da bicicleta. Um ótimo teste é a criança ser capaz de acionar com facilidade os freios e se eles freiam de fato.

Profissionais ou de competição em qualquer modalidade
Fabricação em pequena escala, com tecnologia de ponta e alto índice de qualidade. São vendidas em poucas bicicletarias por meio do que é chamado de "venda técnica". Há um modelo correto para cada ciclista, em cada modalidade específica. Algumas requerem condução refinada. Não recomendável para iniciantes

Existem ainda as bicicletas do tipo beach bike, baja, full suspension, recumbent, ciclocross, cicloturismo, estradeira, road bike, triathlon, contra relógio, street, trial, ...

 

Para um futuro ciclista

1. experimente várias bicicletas diferentes

2. leia revistas especializadas, pesquise, compare, forme opinião.

3. aprenda a ouvir e a sentir a bicicleta

4. descubra outras bicicletarias

5. acredite: o que é bom funciona. Simples!

6. não adianta colocar uma boa peça num conjunto ou sistema ruim ou precário

7. se está estranho, está errado!

8. não gaste dinheiro no que não vale a pena

9. é muito grande a diferença que faz uma roda boa, leve e alinhada

10. uma bicicleta nunca ficará igual àquela que custa muito mais

 

Checagem mínima da bicicleta:

1. calibragem dos pneus

2. gire as rodas: elas devem estar livres

3. olhe entre a sapata do freio e o aro, para ver se a roda que está girando está alinhada e centrada.

4. com o freio acionado, as sapatas de freio devem estar alinhadas e em paralelo com o aro

5. acione com força os manetes de freio - o sistema de freio não pode ceder.

6. montado na bicicleta, acione somente o freio dianteiro e force a bicicleta movimentando-a para frente e para trás - não pode haver nenhuma folga ou barulho no sistema de direção ou nos freios.

7. dê uns tapas de lado e por cima da ponta do selim: não pode mexer

8. no caso de bicicletas sem marchas, a corrente deve estar corretamente esticada: oscilação máxima medida no ponto central, entre o eixo traseiro e o pé de vela, de 1 cm.

9. dê uma pequena pedalada e faça um teste final. Achou estranho? Vá até a bicicletaria.

 

Para uma checagem mais apurada:

1. calibragem dos pneus

2. pneus bem alinhados no aro: basta rodar e olhar de cima e de lado

3. aros centrados: gire a roda e olhe por cima e pelo lado

4. os raios têm que ter a mesma tensão. Se houver algum muito frouxo vá para a bicicletaria

5. chacoalhe a bicicleta: só pode haver barulho da corrente

6. mexa em tudo que tem rolamento: não pode haver folgas

7. fixe a roda dianteira entre as pernas e tente girar o guidão. O guidão não pode se mover em relação a roda

8. pedais sem rachaduras e folgas

9. cheque o aperto das blocagens (ou porcas) das rodas e selim

10. puxe o elo da corrente que está no meio da maior coroa do pé de vela e certifique-se que a folga - o buraco - entre a corrente e a coroa não seja superior a uns 3 milímetros. Caso a folga seja maior, troque a corrente.

Dica: lubrifique a corrente com um dia de antecedência do uso da bicicleta. Use, de preferência, óleo próprio para correntes. Deixe secar um ou mais dias e mesmo assim limpe o excesso com um pano.

Escrito por Arturo Alcorta

 

Quem tem cabeça, usa capacete!!!

 

 



 
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