Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

Você está em: Brasil Vertical
JOSHUA TREE NATIONAL PARK – DESERTO, ESCALADAS E AR LIVRE PDF Imprimir E-mail
Escrito por Karina Filgueiras   
Qua, 13 de Setembro de 2023 00:00

por do sol em joshuatree

Por do Sol em Joshua Tree

Hoje escrevo sobre Joshua Tree, um parque nacional dos Estados Unidos. 

Além da beleza, o lugar é considerado a meca para a prática da escalada em rocha. As opções de escalada são tantas e o acesso tão fácil até a base das rotas que nos permitia escalar várias vias em diversos setores num mesmo dia. Os aglomerados rochosos, juntamente com as árvores Joshua, são sem dúvida a maior atração do parque, com suas formações inusitadas e deslumbrantes.

O parque reserva ainda muitas surpresas, possui cinco oásis que proporcionam um contraste dramático com o deserto e é o único local aonde existe água corrente. 

Um parque no deserto

Joshua Tree National Park, localizado no sudeste da Califórnia, na zona de transição entre duas regiões desérticas bem distintas, desertos Colorado e Mojave. O deserto do Colorado é mais árido quente,  e 910 metros acima, mais úmido e um pouco menos quente, o deserto de Mojave abriga as mais belas paisagens, formações rochosas impressionantes e, as características árvores, que dão nome ao parque, as Joshua Trees.

Com seu formato intrigante, as árvores Joshua possuem uma beleza rara. Relatos históricos contam que o nome da árvore foi dado pelos Mórmons, por volta de 1850, quando em suas constantes andanças pelo Deserto de Mojave utilizavam aquelas árvores, cada uma com seu desenho distinto,  como um marco que lhes garantia a orientação do caminho.

Além da vegetação típica do deserto e as árvores Joshua, o parque possui algumas das mais fantásticas formações rochosas do mundo. Gigantescos blocos de granito esculpidos pela natureza, formam uma verdadeira exposição de formas e contornos intrigantes. Os blocos se equilibram uns sobre os outros de maneira surpreendente.

Visto da estrada, este parque desértico da poucas noções de sua vitalidade. Olhando mais de perto, revela uma fascinante variedade de flora e fauna que vive nesta terra, moldada por fortes ventos, chuva forte e clima extremo. Uma rica história cultural e seus monumentos geológicos surrealistas aumentam o atrativo deste lugar.

No final dos anos 1800, criadores de gado se estabeleceram no deserto. Eles construíram vários reservatórios de água. Posteriormente foram seguidos por mineiros em busca do ouro na região. Eles deixaram as minas chamadas Lost Horse e Desert Queen. Nos anos de 1930, fazendeiros chegaram buscando terra para começarem uma nova vida. Cada um desses grupos deixou sua marca e contribuiu para a rica história cultural do Joshua Tree National Park.

karina filgueiras escalando fenda tradicional via eff eight 5.8

na foto ao lado Karina Filgueiras escalando fenda tradicional 

Hoje, o parque de 794.000 acres é visitado por pessoas em busca ar puro, paz e tranquilidade e também por esportistas de todo o mundo, já que é um dos melhores locais na Califórnia, observação de pássaros, para caminhar, pedalar, e principalmente escalar.

O parque preserva 501 sítios arqueológicos, 88 estruturas históricas, 19 áreas de preservação natural, e utensílios e equipamentos históricos.

 

 

 

Última atualização ( Qua, 13 de Setembro de 2023 12:46 )
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 Próximo > Fim >>

Página 13 de 15
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo