Apoio:
para baixar o croqui clique aqui

Atenção: O site Brasil Vertical adverte que as atividades de Montanhismo e Escalada são inerentemente perigosas, oferecem risco e que devem ser praticadas somente por indivíduos com conhecimento técnico e equipamento adequado e que assumam pessoalmente todas as responsabilidades.
As informações aqui oferecidas não substituem a formação por meio de cursos técnicos ou contratação de guias. Verifique sempre todo o seu equipamento, antes e depois da atividade.
Tenha boas informações sobre o local aonde pretende ir. Escalando, use sempre capacete!

 

Última Atualização: 17 de Outubro


CURSO AVANÇADO
DE ESCALADA
E TÉCNICAS VERTICAIS


CURSO DE BÁSICO DE ESCALADA EM ROCHA

Fotos Exclusivas
Cães e Caravanas Conquista


clique aqui
para ver todas

Escalada Esportiva

SERTÃO ZEN: BATE-VOLTA NO CERRADO GOIANO
Texto e Fotos Jorge Soto

Encravada na Chapada dos Veadeiros (GO), porem fora dos limites do Pq Nacional, a jornada até a Cachoeira do Sertão Zen é um dos programas selvagens relativamente simples q,...

EDITORIAL:
NOSSO MARACATU, PESA UMA TONELADA....
por Karina Filgueiras e Bito Meyer

Incrível, o BV completou um ano e nós, Karina e Bito, comemoramos em alto astral, sentadinhos num platô sujos, comendo miojo com sardinha e um bom vinho Argentino, abrindo uma via na face norte do Baú, a “Cães e Caravanas” e esta foi a maneira que nós encontramos de agradecer a todos que colaboraram com o sucesso do Brasil Vertical, dependurados, abrindo vias! MUITO OBRIGADO!

Nossa atividade não gira em torno de "meia dúzia" de pessoas que se instalaram em algum lugar e tentam ditar regras, é a relação das pessoas com o lado de fora e ao contrário também serve, e isso não é possível de ser controlado, assim como é obvio, atividades tidas como “nobres” tem suas regras e éticas a serem aprendidas, respeitadas e exercitadas e definitivamente não giram em torno do especialista e sim do iniciante. Leia mais...

ENTRE CÃES E ABISMOS...

Primeira repetição da Via Cães e Caravanas
na Pedra do Baú
Por Bito Meyer

Karina Filgueiras e Eu abrimos uma nova via na Pedra do Baú, a "Cães e Caravanas 6 VIIb(A1+ ou VIIIb) E3", uma via moderna com aproximadamente 300 metros do mais puro "Rock and Roll".
Esta primeira repetição, Karina e Eu gostaríamos que fosse feita por uma pessoa especial, que fosse um degustador de vias e que tivesse dentro de si a liberdade de se mover que só os montanhistas tem e este final de semana, acompanhado por Bruno Melo, o “Cabeça”, fizemos a primeira repetição da via. Bruno é um dos melhores montanhistas e escaladores da atualidade, tem inúmeras vias abertas na região e não pára de abrir novas vias. Ele já escalou várias vias de dificuldade em montanhas por todo o Brasil, tanto vias esportivas, como vias longas e de vários dias(big walls). A opinião do Bruno era importante, para podermos desenhar o croqui, confirmar os graus e avaliar as dificuldades, etc...
Como eu sou um dos conquistadores, o Bruno guiou a via toda, assim ele poderia avaliar largo por largo, mandamos a via em 4 horas; fortíssimo e exato. Bruno mandou toda a via a vista e nas suas impressões, a via é linda, moderna, esportiva e cheia de aventuras como deve ser uma via de montanha.
Namoro esse itinerário não é de agora e fico muito contente em saber que é uma via que vai entrar no currículo de muita gente inteligente e de excelentes escaladores e montanhistas. E se você tem perfil para esta via, mova-se, diversão garantida...agora, quando falo em perfil, não quero dizer testosterona e músculos, falo de técnica, desprendimento e atitude, pois pode ter certeza, você vai precisar.
O primeiro largo, é um 6a E2, o segundo uma travessia por um platô, o terceiro uma fenda “laca delicada", limpa e de colocações de móveis fáceis e, após a segunda chapa virar a esquerda até a parada, o quarto largo, uma fissura fina para nuts, no final deste largo tem chapas e é um possível 7a, o quarto largo "O Muro", bem esportivo com o final em pedra podre e com dois nuts colocados, um possível 8b, o quinto largo, a "Transversal Duloren", com chapas e um possível 7b E2, o sexto largo a transversal, "Bem-vindo a Ixtlan", um 6a E3, um trecho exposto com agarras de pés delicadas e o sétimo largo um teto em A0, ou quem sabe, um 11a ou 12b, bem protegido. A saída para o cume um 7b, "O Caminho do Nagual", aéreo, técnico e com um final, tipo, xeque-mate, bingo,eureka,huhu!!Enfim...
Pode ser, como sempre que após varias repetições algum lance em particular possa a ser regraduado, para cima ou para baixo, como acontece em toda a conquista.
Essa via é um presente meu e de Karina, uma via moderna e arrojada, para essa galera, não menos moderna e que tem pressão e bom gosto, que resolve seus problemas "na ponta da corda “
Boas escaladas e “baixem” o croqui.
Bito Meyer
Editor do site Brasil Vertical
Guia de Montanha e Instrutor de Montanhismo e Escalada
Apoio: 90 Graus-ginásio de escalada