Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

TRAVESSIA DAS TORRES DEL PAINE - ESCALADA EM SOLITÁRIO NA PATAGÔNIA CHILENA PDF Imprimir E-mail
Seção: Escalada
Escrito por Karina Filgueiras   
Ter, 19 de Fevereiro de 2013 00:28

torres

  
Após 29 dias na parede sem pisar em terra firme, e depois de perder 10 kg de peso,  o montanhista espanhol Pedro Cifuentes  completou escalando em solitário a Travessia das  Torres del Paine, na Patagonia Chilena.  Em meio a muito esforço e risco, e tendo ficado 8 dias paralisado pela tempestade em um acampamento improvisado no meio da parede entre o pequeno ombro que divide a Torre Central e a Torre Sul. 
Este é um feito incrível, foi a primeira Travessia integral das Três Torres del Paine, na Patagônia Chilena, e em solitário.
 

pedro cifuentes 1

O montanhista começou sua escalada na segunda-feira 14 de janeiro, escalando pela rota “Espiritu Libre”, até o cume da Torre Norte secundária.Depois desceu a colina que separa os dois picos e subiu para a rota principal, chamada de  "Cuenca é única", que o próprio escalador abriu em 2011 com  Adrian Ayllon. Alcançando o cume da Torre Norte, e dali fez o rapel pela rota Monzino até o colo que separa as Torres Norte e Central, começando ali a escalar pela rota  Bonington -Williams. No dia 21 chegou ao cume da Torre Central. As circunstâncias meteorológicas o forçaram  descer  rapidamente para o colo entre a Torre Central e Torre Sul através da rota Kearney-Knight.

 Um grande sucesso: os oito dias sofrendo com fortes nevascas, ventos fortes e temperaturas muito baixas, encontrar abrigo foi complicado. Precisava encontrar um local abrigado e que ao mesmo tempo tivesse neve para prover a água necessária para esperar que o clima voltasse a ficar em condições favoráveis para a escalada.  Depois de mais de uma semana sem se mover, começou a escalar a Torre Sul, com 1.000m de parede à frente. Ele escolheu a rota  Aste. Era o dia 29 de janeiro. Mas, por causa da dificuldade e exigências da escalada , a fadiga acumulada, o racionamento de comida, e alguns dias de mau tempo que ainda se manteve até 09 de fevereiro não pisou no cume, e ainda restava a descida a ser feita. Fez a  descida da Torre Sul pela rota  Hoth. É uma rota muito pouco conhecida e perigosa, e Pedro diz que  quase perdeu a vida em diversas ocasiões. Finalmente, em 11 de fevereiro, após 29 dias na parede, e depois de perder quase 10 kg de peso, completou a Travessia das 3 Torres, chamada de Global Corssing 3. 

 Este é um feito incrível, foi a primeira Travessia Integral das 3 Torres e em solitário.

Anteriormente tinha encadeado três picos, mas não como uma única viagem. Subiu a colina entre a Torre Central e a do Norte diretamente, e depois teve uma queda na Torre  Sul logo após ter iniciado a escalada. Foi um projeto há muito planejado por  Pedro: “esta foi a terceira vez que eu tentei. O ano passado fui o primeiro a fazer a travessia da Torre Norte.  O escalador  agradece  o apoio recebido de seu patrocinador, a marca de escalada e equipamentos de montanhismo Rab

Fonte: http://www.barrabes.com/revista/noticias/2-8299/pedro-cifuentes-logra-1-travesia.html

 

 

 

 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo