Em primeira mão o CROQUI da via "Anjos Covardes em PDF para os leitores do Brasil Vertical . Mais uma vez agradecimentos ao nosso amigo Marcelo Schwab quem interpretou nosso desenho manual (dura tarefa!) e o redesenhou.
Clique aqui para baixar o croqui e divirtam-se com esta nova via no Baú.
"Anjos Covardes", é o nome da nova via na face norte da Pedra do Bau, que Karina Filgueiras e Eu abrimos recentemente. São 120m de escalada tradicional/mista. Esta via é técnicamente bastante exigente pois as duas primeiras cordadas contam com apenas uma proteção fixa e todo o restante é com proteções móveis(nuts,camalots,friends).
O início da via se localiza entre a via Seu Madruga e os Chaves e a via Latindo pra Poeira. A primeira e a segunda cordadas são com proteção em móvel de colocações bastante delicadas, que demandam experiência por parte do escalador.
A via é relativamente exposta, nossa sugestão é E3 e nestas cordadas o escalador irá encontrar passagens de 7a/b obrigatórios.
A Anjos Covardes une-se a Latindo na 3 e 4 cordadas, separando-se novamente na 5 e úlitma cordada já em direção ao cume. A 5 cordada sai a esquerda por uma fissura obvia e aérea, e depois segue com lances esportivos exigentes e obrigatórios nos últimos metros até chegar ao cume.
Uma segunda opção é sair da P4 pela variante "Cagões em Fuga", á direita em direção ao último lance das escadinhas. Esta variante é mais fácil tecnicamente, um 5 grau, porém exposto, sem opções de proteção. Por toda a via ainda existem agarras que podem quebrar.
Já repetimos a via e é mais um belissimo,técnico e longo itinerário na Pedra do Baú, que estava escondido, e que se apresentou para quem soube olhar.
Esta é uma via pra quem sabe escalar e gosta. Como vcs sabem este tipo de via tem seu risco, algumas colocações das peças móveis sao irregulares e elas serão sua segurança.
Infos e betas entrem em contato pelo email:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
No mais, boas escaladas.
Bito Meyer |