Página 1 de 2
Bruno na base da última enfiada para o cume, organizando o equipo depois de um dia de trabalho
NOVA CONQUISTA NA FACE NORTE DA PEDRA DO BAÚ,SP
VIA "SEU MADRUGA E OS CHAVES" (5° VIIc E3 120m)
Por Bruno Matta
A escalada e, principalmente, o montanhismo paulista está passando por uma fase de transição e mudanças em seus conceitos, idéias e tendências. Desse modo a conquista de novas vias/ rotas de escalada sempre agregam positivamente para o desenvolvimento do esporte e dos seus praticantes, já que somente o aumento da diversidade de escaladas por diferentes escaladores poderá trazer o salto quântico que o nosso esporte necessita.
O Complexo do Baú trata-se da meca da escalada e do montanhismo paulista, através das suas faces verticais, negativas e positivas esconde-se uma caixinha de surpresas, com lindas linhas naturais de escalada juntamente com escaladas expostas, comprometidas, exigentes e principalmente inteligentes.
A face Norte do Baú, em especial, o local compreendido entre as via Distraídos Venceremos e a Chora Negão, pode ser considerado como novo campo escola de escaladas modernas e que reúne todas as características necessárias para o desenvolvimento do esporte e, principalmente, para as novas tendências que estão acontecendo na região da Mantiqueira Paulista.
Esta face de escaladas do Baú apresenta uma extensão de 100 a 150 metros de um granito escuro, lavado pelas chuvas, altamente aderente e sólido, com lacas que parecem que vão estourar e buracos nada óbvios para proteções móveis nada triviais, caracterizam grande parte das novas vias que estão surgindo no setor.
A 1° via do local é de 2003 e chama-se Bito Meyer, trata-se de uma via interessante com a utilização de bastante equipamento móvel; desde então esta Face foi pouco explorada e teve poucas ascensões, ficando mistificada pela comunidade como sendo uma face de Big Wall e rocha podre. Foi quando em 2008, abriu-se a Cães e Caravanas, uma linha super moderna com passagens de oitavo grau no meio da parede do Baú, marcando o reinício das conquistas de grandes linhas na região.
Desde então a Face Norte do Baú vem recebendo novas conquistas, primeiras ascensões e algumas repetições, principalmente pelos escaladores Bito Meyer e Karina Filgueiras.
SEU MADRUGA E OS CHAVES
Esta linha faz uma homenagem ao falecido ator mexicano que interpretou de maneira brilhante o personagem Seu Madruga por diversos anos e o personificou por inúmeros segmentos e grupos sociais. Com fama de durão e encrenqueiro, tentava ditar as regras na vila do Chaves, assim como ocorre em diversos outros locais.
Esta nova escalada da Face Norte do Baú, foi uma linha visualizada pelo Bito Meyer a qual tive a oportunidade de participar em sua conquista e foi feita em 2 investidas ao todo.
A via sai do Plato MSP (Movimento dos Sem Paredes) a direita da via Bito Meyer, possui 4 cordadas totalizando em torno de 120 mts de rocha distribuídas da seguinte maneira
Na 1° Investida tive o privilégio de guiar as 2 °s cordadas com o Bito na segurança, enfiadas lindas, naturais, expostas e inteligentes, elas dão uma mostra do tempero da linha.
Bruno conquistando a 1 cordada da via, vista lateral e vista de baixo
|