Primeira coisa que fui procurar quando me avisaram que teria que passar uma temporada de trabalho na Colômbia, foi encontrar uma academia para escalar. Conversando com o Bele ele me informou sobre um bom site sobre escalada nesta região. http://www.monodedo.com/, neste site pude encontrar umas academias para treinar, a melhor academia seria http://www.granpared.com/ onde tem um ginásio muito bom com parede de 16 metros de altura, muito negativo e guiada pra quem gosta, cave pra treinar bolder e um campus muito completo.

Logo que cheguei fui escalar na Gran Pared, gostei muito do lugar muito bom pra treinar, mas logo de principio acredito que a altitude de Bogotá que fica a 2600 metros de altitude estava dificultando as coisas e a distancia da Academia que fica na Carrea 7 No. 50-02, uma das principais avenidas da cidade, que em horário de pico fica muito congestionada. Então encontrei uma academia mais próxima do hotel que fiquei hospedado, http://www.rocasolida.com/ uma academia que me lembrou muito da 90 Graus, onde o forte mesmo são os bolders.

Foi na academia Roca Sólida onde conheci muito escaladores e com todos que conversava me falam de Suesca, que seria um local de escalada muito bom, que teria perto de Bogotá. Foi quando em um sábado que fui treinar na Roca Sólida e conheci o instrutor chamado Andrés Paisa que iria no domingo pra Suesca, depois de que havia combinado com um instrutor da Gran Pared que por final não pode ir!

Por fim pude conhecer este local fantástico. As pedras de Suesca ficam a 60 Km de Bogotá, no município de Suesca. Para ir desde Bogotá de ônibus até Suesca basta chegar até o Portal Norte e procurar onde se pega ônibus intermunicipal para Suesca. Para ir de carro pode se tomar a Auto Pista Norte, seguir esta pista até passar pelo segundo pedágio, seguir mais uns 5 minutos aproximadamente e encontrará o restaurante “El Carajo” alguns metros a mais vai encontrar a o caminho que leva a Suesca virando a esquerda, seguindo mais 6km até atravessar a linha do trem, 500 metros mais encontrara os estacionamentos de onde poderá seguir caminhando ao lado da linha do trem, mais 1 km e já se encontrara as pedras deste local.

O que mais chama atenção neste local é que fica muito perto da capital e de muito fácil acesso até as pedras. Local onde se encontra loja de equipamento de escaladas, muitos restaurantes pequenos de comidas típicas e principalmente a vibração positiva dos escaladores deste pais. Em pouco tempo você já faz parte da turma deles, já te oferecem suas casas para se hospedar por lá, realmente um povo muito acolhedor.

O Parque de Suesca é conhecido como o campo escola da Colômbia, onde se encontram mais de 300 vias e praticamente onde começou a se desenvolver a escalada da Colômbia a mais de 40 anos. As rochas de Suesca são de arenito, muito abrasivo e em muitas vias bastante cortante. O local conta com escalada para todos os gostos, desde esportivas de alto nível até 5.14b, tetos muito fortes, fissuras de boa qualidade e clássicas para todos os gostos. Existem vias esportivas de todos os níveis e principalmente negativos.

Depois de quase 2 meses trabalhando na Colômbia, fui várias vezes a Suesca e sempre brigando com a mesma via Travessuras de Daniel, um bloco de pedra a frente do trilho de trem que provavelmente deve ser a via mais escalada do local. Um negativo de 3 chapas que começa com uma saída lisa sem pés, que a maioria dos escaladores odeia e muito boa pra quem gosta de fazer malabarismo, depois sobe por regletes pequenos até a segunda chapa onde se faz uma travessia de braço e calcanhar a esquerda até chegar na ultima chapa, e subir pelo crux de pequenos regletes e por final cheio de boas agarras, sem base para montar pois o final da via é a virada por cima do bloco, onde é possível sair caminhando por traz. Uma via de graduação 5.11a não tão forte mas de diversão garantida para todos. No mesmo local conta com varias variantes da via que chegam até 5.12a.

Tão logo conheci pela primeira vez o local e comprei o guia de escalada do local, muito completo e com muitas informações, uma coisa que se percebe é que a graduação utilizada no local é um pouco tanto quando forto, ou seja quando te mandam em um 5.10c, pode esperar um 5.11a pela frente. Os escaladores sempre dizem a graduação como por exemplo um 5.12a Suescuno, ou seja forte.

Fica aqui minha indicação a todos que tenham a oportunidade de conhecer este país e meu agradecimento especial a todos os escaladores colombianos que me receberam como se fosse da família. Se um dia estiver em Bogotá não deixe de conhecer este local incrível.

Mais fotos do local: http://www.mangarola.com.br/noe/derrick/20070724/
http://www.mangarola.com.br/noe/derrick/

Leandro de Oliveira Biazão
Escalador e Analista de Sistemas
Contato:lbiazão@yahoo.com.br
Apoio: Biomecânica Funcional www.biomecanicafuncional.com.br

clique aqui para ver mais fotos

 

 

 

 

 

 


___
ESCALADA NA COLÔMBIA SUESCA — Por Leandro de Oliveira Biazão