EM JUNHO 2007 RESOLVI CONHECER UM POUCO DE UMA REGIÃO QUE É CONSIDERADA PARA ALGUNS O BERÇO DO MONTANHISMO ITALIANO. SITUADA NA REGIÃO MAIS SETENTRIONAL DA ITÁLIA E CONHECIDA COMO “DOLOMITAS”, ESTA CADEIA ROCHOSA DE CALCÁRIO JÁ FOI PALCO DE UM TRISTE EPISÓDIO DA HISTÓRIA MUNDIAL, QUANDO ENTRE 1915 E 1918,DURANTE A PRIMEIRA GRANDE GUERRA, ITÁLIA E ÁUSTRIA TRAVARAM BATALHAS SANGRENTAS POR DISPUTA TERRITORIAL NESTAS MONTANHAS.

FICAMOS (EU E MINHA ESPOSA) ACAMPADOS POR 03 SEMANAS EM UMA PEQUENA CIDADE NA PORÇÃO MAIS ORIENTAL DOS ALPES DOLOMÍTICOS CHAMADA CORTINA D’AMPEZZO.SITUADA EM UM DOS MUITOS VALES DA REGIÃO, A CIDADE É O PARAÍSO PARA MONTANHISTAS, BIKERS E ESQUIADORES (NO INVERNO), CERCADA POR DIVERSAS CADEIAS DE MONTANHAS A CIDADE TEM ATÉ O BUSTO DE UM DOS ESCALADORES QUE MARCARAM ÉPOCA (ANGELO DIBONA) EM PLENA PRAÇA PRINCIPAL,ASSIM DÁ PRA SE TER IDÉIA DA IMPORTÂNCIA DO MONTANHISMO NA REGIÃO.

NÃO É NECESSÁRIO DIZER QUE PREDOMINAM ESCALADAS EM ESTILO TRADICIONAL, UMA VEZ QUE BOA PARTE DAS VIAS TÊM QUASE UM SÉCULO, E MUITAS VEZES SURPREENDENDO PELO GRAU DE DIFICULDADE, PRINCIPALMENTE SE LEVARMOS EM CONTA OS EQUIPAMENTOS DA ÉPOCA. APESAR DO PREDOMÍNIO DE VIAS EM PAREDE, QUE SEM DÚVIDA SÃO O GRANDE ATRATIVO PARA ESCALADORES , EXISTEM TAMBÉM DIVERSOS POINTS PARA PRÁTICA DE ESCALADA ESPORTIVA, SÓ NO ENTORNO DA CIDADE EXISTEM MAIS DE 700 VIAS CATALOGADAS.

REALMENTE UM LUGAR QUE VALE A VISITA....

FICAMOS EM UM CAMPING NOS ARREDORES DA CIDADE (CAMPING OLYMPIA – PRINCIPAL POINT DOS ESCALADORES) QUE PROVÊ BONS BANHEIROS COM ÁGUA QUENTE E ESPAÇO PRÓPRIO PARA LAVAR OS APETRECHOS DE COZINHA, ALÉM DE UMA CANTINA COM BOA COMIDA, BOM VINHO E ÓTIMA CERVEJA A PREÇOS RAZOÁVEIS.A DIÁRIA EM TEMPORADA INTERMEDIÁRIA GIRA EM TORNO DE 10 EUROS POR BARRACA + CARRO ; ALIÁS FALANDO EM CARRO,ALUGAR UM AJUDA MUITO NA LOCOMOÇÃO ENTRE OS POINTS DE ESCALADA.NA CIDADE EXISTE UM ÓTIMO SUPERMERCADO ONDE PODE-SE ENCONTRAR DE TUDO, DESDE SACA-ROLHAS ATÉ OS MELHORES LIVROS(GUIA) DE ESCALADA LOCAIS.

QUANTO ÀS VIAS, TÊM DE TUDO E PRA TODOS, PORÉM LEVA ALGUM TEMPO PARA ACLIMATAR COM O TIPO DE ROCHA QUE ALTERNA TRECHOS DE ROCHA SÓLIDA E ESPETACULAR COM TRECHOS NÃO MUITO CONFIÁVEIS...

PARA AQUELES QUE NÃO CURTEM UMA RALAÇÃO, ESTE DEFINITIVAMENTE NÃO É UM LUGAR À CONHECER, AS APROXIMAÇÕES NORMALMENTE SÃO EXIGENTES, E AS DESCIDAS DAS MONTANHAS NUNCA OU QUASE NUNCA SÃO PELA MESMA VIA OU PELA MESMA FACE EM QUE SE ESCALOU, E NORMALMENTE DEMORAM QUASE O MESMO TEMPO DA ESCALADA,PORÉM, PERRENGUES À PARTE, MUITAS VEZES O VISUAL AO REDOR COMPENSA O CANSAÇO...

A MELHOR TEMPORADA PARA ESCALADA EM ROCHA VAI DE MAIO À SETEMBRO, SENDO QUE A PRIMAVERA É UM POUCO CHUVOSA E O TEMPO UM TANTO INSTÁVEL, AINDA MAIS LEVANDO EM CONTA A ALTITUDE MÉDIA LOCAL QUE GIRA EM TORNO DOS 2.000 M, PODENDO PASSAR FACILMENTE DOS 3.000 M DEPENDENDO DA MONTANHA E DA ROTA ESCOLHIDA, DESSE MODO PODENDO OCORRER ALGUNS TRECHOS NEVADOS.

MESMO COM NOSSA MOEDA UM TANTO DESVALORIZADA FRENTE AO EURO, O VISUAL DOS ALPES E O AMBIENTE DE MONTANHA VALEM O INVESTIMENTO...

clique aqui para ver mais fotos

 

 

 

 

 

 


___
ESCALADA NOS ALPES DOLOMÍTICOS — por Rodrigo Zuccon