EL CAPTAIN

Esta foi minha terceira vez em Yosemite e a segunda para escalar big walls. Quando cheguei ali a primeira vez em 2003 já tinha a intenção de escalar um dos big walls no El Captain, mas fui na primavera e o tempo não colaborou, quando olhamos a parede e vimos um dos platôs totalmente coberto pela neve tivemos que desistir da via e e acabamos por escalar outra parede maravilhosa a Leaning Tower, pela via West Face(V 5.7 C2F) bem voltei pra casa decidida a voltar ali em outra época e encarar o El Cap.

Desta última vez me encontrei ali com meu bom amigo José Barbado(Pepe), da Espanha e decidimos então que íamos “encarar” o El Cap, já que ele também havia tentado escalar em 2004 mas não havia conseguido. Decidimos então nos preparar para escalar a via Lurking Fear (VI C2F/A2) no mais puro estilo” bigwallero” tradicional, ou seja, logística e organização para vários dias de parede, porta ledge, água, comida, sacos de dormir, equipos, cordas.

Nós estávamos alucinados com a idéia de dormir na parede do El Captain por vários dias.

Bem começamos a “juntar” tudo, a caçar garrafa pet para água(acreditem isso é raridade no Camp 4), juntar e fazer conferência dos equipos, decidir o que levar de comida, etc..., bom dois dias para organizar isso e partimos para a base da parede com os haul bags bem pesados. A Lurking Fear é uma das vias no El Cap com acesso mais distante, uma longa trilha de trepa pedra! Os amigos escaladores do Camp 4, nos diziam “vocês estão loucos, vão “morrer” com o “hauling” (movimento de puxar os haul bags por um sistema de polias) tentem outra via com hauling mais fácil!” Mas não adiantava estávamos encantados com a linha da via e decididos escalá-la. Bem um dia transportando nossas coisas para base da parede e começamos a fixar cordas.

A Lurking Fear tem 19 cordadas e depois de 4 dias de escalada, 3 noites na parede(sendo 2 dormindo em porta-ledge e 1 em uma “cave” platô) chegamos ao cume!
Mais 1 dia para descer do cume com uma longa e dolorida caminhada e sequência de rapeis com haul bags pesados.....mas vale muito a pena passar dias com os pés na parede e a cabeça no ar!!!!! foi show!!!

Voltamos ao Camp 4 e depois de dois dias de descanso e já “calentados” e satisfeitos pela escalada e entrosamento que tivemos na parede Pepe e Eu decidimos fazer mais uma investida e tentar escalar outra via no El Cap, convidamos um outro amigo escalador, o Willy e fomos para a Zodiac, (VI 5.7 A3) estávamos preparados para mais 5 dias de parede(4 noites) ou seja, com comida, água(80lts), sacos de dormir, porta ledges e tudo o mais...mas não conseguimos escalá-la até o fim....tivemos que descer da via na primeira vez desde a 4° cordada pois ameaçava chegar de uma "tormenta" e falando no rádio com amigos que estavam " em terra" sobre o clima decidimos baixar e aguardar, deixamos ali as cordas fixas, aguardamos dois dias até que o tempo melhorasse e voltamos para a parede, jumareamos as 4 cordadas no negativo(hughhh!!!) e escalamos até a 6° cordada quando tivemos que descer definitivamente e abandonar a via pois uma das cordas, a dos haul bags, começou a apresentar problemas, sua capa começou a rasgar em dois pontos e aí não tínhamos mais como prosseguir...

Bom na escalada é assim...as vezes chegamos ao cume e as vezes não...o que importa é desfrutar e aprender em todos os momentos e respeitar este ambiente que amamos, a montanha!!!!!

Karina Filgueiras, Montanhista e Escaladora
Diretora de Escalada do CEU(Centro Excursionista Universitário)
Editora do site www.brasilvertical.com.br,
email: Karina@brasilvertical.com.br

Atenção: O site Brasil Vertical adverte que as atividades de Montanhismo e Escalada são inerentemente perigosas, oferecem risco e que devem ser praticadas somente por indivíduos com conhecimento técnico e equipamento adequado e que assumam pessoalmente todas as responsabilidades.
As informações aqui oferecidas não substituem a formação por meio de cursos técnicos ou contratação de guias. Verifique sempre todo o seu equipamento, antes e depois da atividade.
Tenha boas informações sobre o local aonde pretende ir. Escalando, use sempre capacete!

Clique aqui para ver mais fotos