DE YOSEMITE VALLEY A ZION
“ TIRANDO OS PÉS DO CHÃO”
Por Karina Filgueiras

AYosemite Valley, Touolunme Meadows , Bishop ,
Joshua Tree, Red Rocks e Zion


TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER : Escladas, Big Walls, Livre Tradicional e Esportiva(fissuras e fendas), Boulders, Trekkings e Caminhadas, Equipos, Topos(Guias), Livros, Sites úteis, Como ir?, Melhor época?, Aonde ficar?, Como chegar?, Vôos, Compras, Quanto custa?...

Foi um mês delirante escalei muitas das vias clássicas de Yosemite, como : Serenity Crack(5.10d) e Sons of Yesterday (5.10a), Outher Limits(o primeiro 5.10d de Yosemite), muitos boulders do Camp 4, a super clássica Snake Dike(5.7R) no Half Dome, conheço e escalo em Bishop e Joshua Tree.
2005! este era o Ano! Estava decidida, voltava a Yosemite e desta vez o El Cap não me escaparia, embora ainda não tivesse parceiro para isso, sabia que encontraria alguém no Camp 4, tinha escrito a Pepe e havia a possibilidade de ele estar ali na mesma época, depois de alguns dias ali escalando com um ou outro escalador, Pepe chega e aí já estava resolvido iríamos para o El Cap. Escolhemos a via Lurking Fear(5.7 C2F), pois Pepe havia tentado escalá-la anteriormente e gostaria fazer uma nova tentativa. Escalamos a Lurking Fear e após 4 dias fizemos o cume do El Cap! Estávamos muito bem sincronizados e decidimos descansar alguns dias e tentar a Zodiac, convidamos Gilly como terceiro escalador....bom mas esta história está contada na íntegra no www.brasilvertical.com.br/m_escala_4 e na Revista Headwall Edição n.12
Escalo ainda com Pepe a via East Butress(5.10c) no El Cap, uma das vias factíveis em livre para nós simples mortais da escalada, 13 cordadas, em um dia cheio de escalada, fazemos cume, tiramos fotos e batemos em retirada.
Em 2006, viajo a trabalho pros States e tenho 10 dias livres, e como estaria por perto do “Vale” não custava dar um pulo lá; combino com Samanta Chu(q morava no Canadá) e nos encontramos em San Francisco e partimos pra Yosemite, como o tempo era curto e o clima não muito confiável optamos por tentar uma parede mais rápida e fomos pra Leaning Tower, não deu o clima piorou, fixamos 4 cordadas na via West Face e não pudemos esperar por uma melhora de tempo, baixamos as cordas.....
Mais uma vez volto a Yosemite, em 2007 com a idéia de fazer uma viagem de diversão e novamente combino com Samanta Chu(que estava estudando e trabalhando como guia de caiaque oceânico no Canadá) nos encontramos no aeroporto em San Francisco e partimos para Yosemite. Eu não tinha nenhum objetivo concreto desta vez, a não ser escalar e “have fun”, queria fazer muita escalada em livre e queria muito conhecer e escalar mais no deserto, revisitar Bishop e conhecer e escalar em Red Rocks e Zion. Fizemos uma viagem de 50 dias entre outubro e novembro de 2007.
Depois de ter estado por 6 temporadas de escalada consecutivas em Yosemite e Região, e ter escalado de tudo por lá, de Big Wall, no El Captain a maravilhosas e alucinantes Escaladas em Livre de fendas e fissuras perfeitas, em Yosemite, Tuolumne Meadows, Bishop, Joshua Tree e Zion e até Boulders das mais variadas rochas e tamanhos, em Yosemite(Camp 4) e Bishop, acabei adquirindo e conhecendo truques e manhas para se fazer uma viagem tranqüila, por lugares interessantes da California, Utah e Nevada....
* Essas informações estarão aqui no Brasil Vertical a partir da primeira semana de julho/08 e a matéria estará dividida em três partes e a cada 30 dias novas informações sobre novas regiões serão colocadas no ar.
A primeira matéria será sobre Yosemite Valley e Tuolumne Meadows, a segunda será sobre Bishop e Joshua Tree a terceira e última parte desta série, será sobre Red Rocks e Zion
Se você esta pensando em dar um pulo por lá, então essas informações serão importantes para você. Com essas dicas você poderá viajar para escalar ou caminhar sem ter que se preocupar em contratar guias ou fazer primeiro uma viagem de reconhecimento para depois fazer a viagem de seus sonhos.
Não deixe de acompanhar as matérias a partir da próxima semana.
Boa viagem e boas escaladas!


YOSEMITE VALLEY


El Captain

Após estar sempre escrevendo aos amigos que me pedem informações e dicas sobre esses lugares, por exemplo sobre onde acampar, comprar ou qual as melhores escaladas para começar e adaptar-se a determinada região, etc... resolvi escrever um artigo bem completo com tudo o que você precisa saber e lugares a conhecer, com dicas e informações, desde a melhor época para ir, onde fazer compras, aonde ficar, que vias escalar para se adaptar a escalada local e desfrutar de uma boa temporada de escalada, com liberdade de escolha e o que é melhor com autonomia.
A primeira vez que fui para Yosemite, foi em 2003 e com a intenção de escalar o El Captain, lá chegando me deparo com aquelas paredes gigantescas e alucinantes, faço uma primeira tentativa de escalar a Zodiac (VI A2 ou C3F) . Bom não deu certo pela inexperiência erramos, a época do ano não era a melhor e tradicionalmente na primavera (que lá é em Maio) existe (mesmo) uma cachoeira de degelo em cima da via. Desisti da Zodiac e fui escalar a Leaning Tower, uma parede de 600m com 110 graus de inclinação impressionantemente negativa. Escalei a via West Face(V 5.7 C2F) em dois dias. Desta viagem, ficou a vontade de voltar.


Half Dome visto do Glacier Point


HALF DOME visual do cume do EL CAPTAIN

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Volto pra lá, em 2004, recebi um convite da Roberta Nunes para participar da filmagem de um vídeo que ela iria fazer com uma escaladora colombiana no Half Dome, e minha função seria trabalhar com a equipe de filmagem, ou seja, eu seria uma das escaladoras que escalaria e fixaria cordas e faria o apoio para a equipe de filmagem auxiliando tecnicamente para que eles conseguissem trabalhar e depois disso tínhamos planos de tentar uma dupla feminina no El Captain. A escalada da Robertinha com a escaladora colombiana não rolou, entre vários problemas o clima não colaborou. Com isso fiquei com tempo livre e decidi aproveitar para conhecer as tão famosas Escaladas em Livre de Yosemite.

Conheço muita gente e acabo passando o mês escalando com amigos espanhóis que conheci no Camp 4 , dentre eles Pepe (José Manitou) que um ano mais tarde viria a ser meu parceiro no El Captain.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 








Karina Filgueiras

Montanhista e Escaladora
Editora do site Brasil Vertical
Diretora de Escalada do CEU(Centro Excursionista Universitário)
Contato: karina@brasilvertical.com.br

 

 

 

 

Atenção: O site Brasil Vertical adverte que as atividades de Montanhismo e Escalada são inerentemente perigosas, oferecem risco e que devem ser praticadas somente por indivíduos com conhecimento técnico e equipamento adequado e que assumam pessoalmente todas as responsabilidades.
As informações aqui oferecidas não substituem a formação por meio de cursos técnicos ou contratação de guias. Verifique sempre todo o seu equipamento, antes e depois da atividade.
Tenha boas informações sobre o local aonde pretende ir. Escalando, use sempre capacete!

 

 

d>