YOGA, PEDRA E ESCALADA
Por Maria Kristina Olivetti

 

No meio de tantos métodos, exercícios e novos treinamentos para a escalada, ou para se escalar melhor, há também os novos estudos sobre o corpo, através de treinamentos específicos e controlados, alimentação balanceada, bio ritmo, bio tipo, drogas novas e velhas e mesmo os conselhos dados por sites , revistas e especialistas em escalada, que revelam essa nova metodologia (é só acompanhar revistas rock & ice, desnível, escalar, etc), que é a soma da prática com os estudos mais recentes, sobre o corpo e treinamentos específicos
Uma prática, se é que se pode chamar assim, vem cruzando os séculos como, uma ginástica, um treinamento ou um estilo de vida, assim como o montanhismo e a escalada, como algo benéfico ao corpo e a alma, essa prática chama-se Yoga
Assim como toda a religião a Yoga tem seus rituais e você ira conviver, pelo menos no inicio, com, Deuses azuis, um monte de cerimonial, palavras estranhíssimas, existem Deuses macacos, elefantes, cobras, camelos...ops, camelo não! e o povo que a pratica é um tanto estranho e, os yogues chegam ao nirvana só com a utilização de oxigênio, que é, no mínimo, barato.
Há séculos a Yoga vem convencendo o homem de seus benefícios e hoje é possível aprender Yoga numa faculdade, formar-se em Yoga, ensinar Yoga , que por sua vez saiu do oriente para estar em todos os cantos do planeta como uma atividade humana , como algo fundamental ao ser humano, uma prática restauradora , algo como, “um caminho suave”.
A Yoga é bom pra tudo, de dor de cotovelo á espinhela caída e está para o homem moderno como uma amenização para a vida sedentária, esta para o karatê , para a meditação, para o atleta, como um complemento das suas atividades preferidas. Para a escalada, está como uma oportunidade de se conhecer uma prática que tudo tem haver com o “treinamento” para se escalar melhor, pois é inteligente, tem uns 5 mil anos de idade e vai por caminhos que você nem imagina e de pouco impacto ao corpo, tratando-o com carinho e respeito e seus benefícios são palpáveis já com pouco tempo de prática.
È possível através da Yoga, corrigir posturas, conhecer seus músculos e suas utilidades, assim como melhor utilizá-los e treiná-los e através da Yoga será possível adicionar novos elementos para compor a”sua escalada”.
Você não precisa tornar-se um monge, colecionar batas, colares e queimar incenso, sair por ai encharcado de sândalos ou adotar atitudes monásticas e andar Zen.
Zen “necessidade”, basta praticar os exercícios, de preferência com um "mestre" que possa te orientar em como se beneficiar desses exercícios e, lógico, ter um escoteiro de plantão, ou um marinheiro, nunca se sabe o “nó” que pode dar.
A Yoga tem um amplo caminho a seguir, assim como sua atividade física e certamente você irá encontrar os exercícios que mais te farão bem, são elementos como: tensão corporal, equilíbrio, meditação, concentração, relaxamento, introspecção, respiração, que são considerados indispensáveis para uma escalada com significado, e estão contidos nos exercícios da Yoga.,
Os exercícios físicos e de respiração são deveras importantes para a escalada e muito reveladores para quem os pratica e a prática regular dará a você um conhecimento particular, sobre seu corpo e suas possibilidades, evitando assim uma série de lesões tão comuns na prática da escalada através de seus exercícios. Solucionar problemas de postura, dissolver pontos de tensão que estão escondidos e prejudicam sua performance e conhecer coisas como: energia vital, Prana, fluxos energéticos e seus canais, os chacras e suas funções e quem sabe assim você entenda melhor a palavra “filosofia”. Aprender essas coisas não colocará sua integridade em jogo, fique frio! Isso não dói.
Mas essa prática tem seus perigos, que são: você encontrar o nirvana e decolar para mais além de si mesmo, ou tornar-se um monge e largar tudo, abdicando da vida material, ou um chato que só fala nisso, mudar radicalmente sua vida, não comendo mais carne, passando a comer umas comidas esquisitíssimas, adotar a cultura indiana na sua vida, mesmo que não tenha nada a ver contigo e dar suas “bimbadinhas” usando o Kama Sutra.
Se você procura uma forma inteligente de treinar seja para o que for, a Yoga é uma alternativa que te trará benefícios em pouco tempo e o melhor é que você não irá maltratar seu corpinho com exercícios militares ou medievais, pois o segredo está em de onde brota a “sua escalada” e não “o quanto você escala”... Pegô!?
Mas independente dos caminhos que você escolher, não deixe de conhecer a Yoga , faça algumas aulas, tenha paciência com seu “mestre”, tome cuidado para não escolher um mestre “superstar” e desfrute desta milenar prática que só tem trazido benefícios a quem a pratica, você terá mais saúde e escalará melhor, resolverá melhor os problemas apresentados “pela pedra”, pois terá mais elementos para ISS. Mas você corre o risco de após um momento de luz, ter um “insight” e perceber que a escalada não leva a nada, e que é só uma atividade carnal e fruto do ego e o que realmente importa, é a vida com Buda. OMMM!

Cuide-se, saúde, não dê um nó no corpo e boas escaladas.

Maria Kristina Olivetti
--------Graduada em Fisioterapia e Educação Física
--------Climber e Yoge( nas horas vagas)
--------Contato: kristinaolivetti@yahoo.com.br
--------Porto Alegre-RS


 
 
 
 
 
 
 
 
   

d>