Cadastre-se aqui

Meu cadastro



Notícias

Reportagens

Cobertura on line

Galeria de fotos

Calendário

Colunas

Revistas / Guias



Introdução ao esporte

Técnicas

Equipamentos

Onde praticar

Clubes/Instituições

Vocabulário técnico

Dicas gerais




Academias/Parques

Agências/Operadoras

Cursos

Lojas

Marcas/Fabricantes

Serviços

TV / Revistas / Guias





Minha aventura

Muro de recados



Aventura Brasil

Expedições



TV Webventure

Rádio Webventure

Palm Webventure



Boletim Informativo

Humor

Descansos de tela

Papéis de parede



Mapa do site

FAQ




NOTÍCIAS E REPORTAGENS 

Conheça a história da conquista de uma nova via de escalada na Pedra do Baú
por Karina Filgueiras
22/07/08 - 11h59

Introdução
Bito iniciando a via
Foto: Karina Filgueiras

Karina guiando a primeira enfiad
Foto: Bito Meyer

Karina batendo a primeira chapeleta da via
Foto: Bito Meyer

Karina Filgueiras é montanhista e Diretora de Escalada do CEU (Centro Excursionista Universitário), empresária e formada em Educacao Física. Já escalou o El Captain, Half Dome, Leaning Tower, Cerro Catedral/ Cerro Tronador, entre outros. Nesse texto ela relata a conquista de uma nova via na Pedra do Baú (SP), ao lado de Bito Meyer.


A via Cães e Caravanas, na face norte da Pedra do Baú, estava em nossas cabeças há mais de um ano, e o Bito Meyer já a tinha visto em 1994, quando esteve conquistando outra via na mesma face, a Distraídos Venceremos. Enquanto estávamos conquistando o Campo Escola CEU (CECEU), um local de treinamento que veio suprir a necessidade que havia na região de vias onde o escalador iniciante pudesse praticar com segurança e ambiente as técnicas de escalada, aproveitávamos para namorar a parede a nossa frente, sabíamos que ali esperava por nós, um tesouro do Baú.

A Cães e Caravanas é uma via com enfiadas cheias da mais pura escalada em livre, num misto de proteção móvel e fixa. A via ficou bastante esportiva para uma via na face norte do Baú, que é desafiadora e difícil e com pouquíssimas vias, e mesmo estas vias com poucas repetições, devido ao grau de dificuldade e de comprometimento necessários para encarar essas vias.

O trabalho seria árduo para mim e para o Bito, pois nossa intenção era fazer um ataque de vários dias e dele sair com a via pronta. Para isso precisávamos planejar e cuidar da logística de parede, como: levar água (3 lts/dia por pessoa), alimentação, equipos, cordas, mosquetões, móveis, costuras, fitas, equipo pessoal, todo o material de bivaque, saco de dormir, roupa, anorak, primeiros socorros, etc, totalizando, por baixo, uns 150 quilos de carga.

Transporte - Começamos o transporte de água algumas semanas antes e durante este período tivemos a ajuda de vários amigos e carregadores, cada um levava um pouco do equipamento e assim conseguimos botar tudo no platô. Era impressionante ver o Bito com suas bengalas canadenses (que tem que usar para caminhar em trilhas depois da fratura na perna que sofreu anos atrás e que causou o enrijecimento da articulação do joelho), carregando uma mochila cargueira com 20 quilos. Só mesmo tendo o “espírito do montanhismo dentro de si”.

Com todo o material no platô, nos restava partir para a via. Desde o início nos propomos a ir trabalhando juntos e dividiríamos todas as responsabilidades da conquista, inclusive guiar, o Bito guiaria uma enfiada e eu outra, mas eu estava tranqüila, afinal tinha o “mestre” Bito Meyer do meu lado. Esta era a via mais séria que iria encarar, até agora tinha conquistado vias curtas e apesar de eu estar acostumada às grandes paredes, como de Yosemite, quase tudo que eu havia escalado até agora, foram repetições de vias, ou seja, eu tinha como referencia que 'alguém' passara por ali, mas agora eu me moveria por caminhos “virgens”.


PÁGINAS DESTA MATÉRIA
  » 01 Introdução
  » 02 Entrando no desconhecido
  » 03 O conceito
  » 04 Logística e Planejamento
  » 05 Um pouco dos números
  Continua... »


SERVIÇOS

Imprimir esta notícia
 Enviar para um amigo

  » Oferecimento
» Oportunidade
» Empresas úteis


» Inscrições on line
:: v o l t a ::   :: h o m e ::   :: t o p o ::
    CONHEÇA MAIS SOBRE O WEBVENTURE
rss | quem somos | imprensa | anuncie | contato | currículo | parceiros | privacidade | direitos autorais | english
Webventure

Biking | Corrida de Aventura | Mergulho | Montanhismo | Off-road | Pára-quedismo | Rafting e Canoagem | Trekking | Mais esportes
Copyright© 1997-2008 Webventure. Todos os direitos reservados. Produzido por WVProduções